top of page

Qual é o papel do sindicato patronal? 

 

 

Muitas empresas apenas se lembram da existência dos sindicatos patronais ao receber o boleto de pagamento das contribuições ou em época de data-base, quando da negociação da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

A primeira razão para se filiar ao sindicato patronal é poder, em constante diálogo, com o sindicato dos trabalhadores, discutir a categoria como um todo, as dificuldades na qualificação de mão-de-obra, legislações, mudanças econômicas, etc.

Em segundo lugar, a função do sindicato patronal não é apenas defender a categoria econômica perante as negociações coletivas de trabalho e dissídio coletivo, mas de atuar em defesa de outros interesses, como exemplo, patrocinar ações judiciais que visem benefícios fiscais e tributários para todas às empresas daquela categoria econômica.

A busca pelo crescimento do setor filantrópico é prioridade. Neste tocante, o sindicato patronal identifica os principais entraves, lutando em favor da categoria patronal, enviando propostas de projetos de leis ao legislativo e defendendo perante a mídia situações que prejudicam o segmento, apresentando a todos alternativas de soluções.

A Palavra do Presidente - fev/2017

 

NOSSA VOZ NÃO VAI SE CALAR! A GUERRA NÃO ACABOU! E UNIDOS VAMOS VENCER!

 

Numa manobra sórdida, na surdina, de bastidores, no final do ano, ao apagar das luzes, e sem nenhuma justificativa, daquelas que só ocorrem na antiga Brasília dos conchavos, tentaram boicotar o reconhecimento do nosso Sindicato e assim calar mais uma vez a Voz da Categoria Patronal dos Proprietários de Pets Shops. Mas nossa luta continua e nossa voz vai ser ouvida!

Somos como Phoenix, e acostumados com a luta, e o esforço que ser empresários no Brasil exige! A de matar um leão a cada dia! Sabemos remover as pedras do caminho com criatividade, dedicação, persistência, e justiça, e assim também vamos superar mais esse obstáculo. O SINDIPET-SP veio para ficar! Ser voz dos Proprietários de Pets Shops! E se fazer ouvir! E assim vai ser...

Com determinação e esforço ímpar, sem apoio, tornamos o Mercado Pet Brasileiro grande, e em plena crise econômica, um dos que mais cresce no Mundo, e exigimos respeito. Agora estamos unidos por um mercado melhor, e com a mesma determinação vamos prosseguir lutando pela nossa categoria, doa a quem doer!

Contamos nessa caminhada com o total apoio da CNS-Confederação Nacional de Serviços e da FESESP- Federação de Serviços do Estado de São Paulo, que conosco se engajaram nessa luta, para que você, companheiro Proprietário de Pet Shop, seja amplamente respeitado em suas reivindicações por menos impostos, e interferências estatais no nosso mercado, seja respeitado por nossas autoridades, e ser reconhecido por todos, pelos enormes benefícios que hoje, com seus serviços, já propicia a toda a nossa Sociedade, e em especial, aos nossos estimados pets.

Nossa voz não vai se calar! A guerra não acabou! E unidos vamos vencer!

PALAVRA DO PRESIDENTE - jan/2017

 

A HORA DEVE SER DE ESPERANÇA,
E ESPERANÇA ATIVA E RESPONSÁVEL.

 

O ano de 2017 será desenhado em função daquilo que os brasileiros responsáveis querem fazer com o País.

O Brasil, a economia, e nós empresários, não podemos ficar estacionados em meio à lama transbordante. Cabe a nós do mercado Pet, nos unirmos e responsavelmente prosseguir dando exemplo de que a despeito das mazelas políticas reinantes, trabalhamos com esforço, e em plena crise, crescemos no ano que passou. E vamos continuar crescendo, em 2017!

Convido Você empresário do Mercado Pet, a se filiar ao SINDIPET-SP e se unir a nós nessa luta, para a qual estamos nos organizando cada dia mais, e vamos prosseguir trabalhando “Por um Mercado Pet Melhor”. Um mercado com menor carga tributária, menores custos, com crescimento contínuo e lucratividade. Um mercado com ainda maior profissionalismo, com mais qualidade de gestão de nossas empresas, da formação e capacitação maior de nossos funcionários e colaboradores, e principalmente, na ainda melhor prestação de serviços em favor de nossos queridos pets e de seus estimados e carinhosos “familiares”.

Vamos fazer a diferença!

Vamos unidos, com o SINDIPET-SP, prosseguir também na luta incansável por nossos anseios, pela nossa valorização e reconhecimento, e pela busca da nossa categoria se fazer Ouvida e Respeitada. Não podemos, e não vamos ficar impassíveis, de braços cruzados, e simplesmente assistindo e suportando o que nos é imposto pelos ventos da economia, ou das migalhas e do descaso de nossas autoridades, alheias à nossa categoria.

Nossa voz tem e vai falar mais alto! É preciso Unir para Reagir!

E juntos no SINDIPET-SP vamos fazer isso. Entre o SINDIPET-SP é seu!

 

                                                 Feliz 2017 a todos!

Palavra do presidente - dez/2016

 

O FIM DO ANO CHEGOU, PARABÉNS, VENCEMOS !!!

 

Ufa! Que Jornada!

O fim do ano chegou e temos muito que celebrar!

Em meio a todo o cenário desfavorável das incertezas provocadas pelo cenário político-econômico, dos dois últimos anos, sobrevivemos a eles, e ao tsunami de incertezas, provocado pela lentidão no processo da mudança de Governo. E o que é melhor! Conseguimos crescer de forma significativa ante aos demais Setores da Economia. É bem verdade! Crescemos de modo bem menos acelerado que a média histórica que embalou nosso Setor Pet, nos últimos anos. Mas ainda assim, podemos comemorar. E muito! Já que os números apontam para 7,5% de crescimento. Isso demonstra a pujança de nosso Setor e o trabalho de qualidade que com carinho, amor, e dedicação, nós, como empresários do Setor, temos conduzido o rumo de nossos negócios, e a qualidade de atendimento a esses seres tão especiais que alegram e completam a vida de nossos clientes. Seus fiéis companheiros, nossos animais de estimação.

Agora o Brasil começa a despertar para um novo tempo. Tempo que exige mudanças, e reformas estruturais, que virão de forma inevitável! Isto requer de nós mais preparação, estruturação e melhor organização. Antecipando a esse novo rumo dos ventos, o SINDIPET-SP já vem se adequando pra prosseguir seu caminho, e fazer falar mais alto como Entidade representativa dos anseios e necessidades das Empresas de Pet Shop junto ao Governo, junto ao junto a categoria representativa dos nossos colaboradores e junto ao mercado em geral, onde precisamos estar presentes e unidos por um mercado Pet melhor.

Nesses últimos quatro anos tem sido uma luta intensa e de bastidores, obtermos o reconhecimento com responsabilidade e dignidade do nosso SINDIPET-SP. Luta desigual, para a qual, até na Justiça buscamos guarita e ela nos acolheu. Luta que vai continuar ainda maior, e para qual precisamos do apoio e da união de toda a nossa categoria. Nós somos os verdadeiros empresários do ramo de Pets Shops! Nós sabemos o que nos aflige e do que precisamos no dia a dia! Mas como empresários, precisamos ter voz e defesa em nossa luta e fazer valer nossos direitos. Não podemos mais ficarmos ilhados engolindo o que nos é imposto. E é pra isso e por isso, que o SINDIPET-SP tem lutado e se preparado como voz e casa do empresário dos Pets Shops do Estado de São Paulo.

Nesse sentido, já estamos melhorando nossa comunicação com o Setor e com cada um dos empresários de Pets Shops do nosso mercado e já colocando no ar essa poderosa ferramenta interativa WEB, nosso portal que está sendo preparado para que através do notebook, tablete ou celular, Você amigo empresário, conheça e participe conosco do trabalho do SINDIPET-SP, além de usufruir de uma série de benefícios pra você, sua família e seu negócio que estamos ultimando. O Ano Novo se inicia pra nós com continuidade de luta e confiança, além de muito trabalho e a certeza de que unidos obteremos grandes colheitas pra nossa categoria. Pra você estamos preparando um Mundo de boas surpresas, pode aguardar!

A Você e Família! E a seus filhotes! Votos de Um Feliz e Abençoado Natal e Um Ano Novo com mais certezas e conquistas.

Em Destaque

CARO PROPRIETÁRIO DE PET SHOP, CELEBRE!
O MERCADO PET JÁ TEM SUA PRÓPRIA
CONVENÇÃO COLETIVA E TRABALHO!

 

O SINDIPET-SP como Entidade representativa da categoria dos Proprietários de Pet Shops do Estado de São Paulo, tem a missão de consolidar, valorizar e tornar reconhecido, os relevantes serviços que nossa categoria, com atendimento que presta nas áreas: -veterinária, de banho e tosa, de adestramento, de passeadores de animais, nos canis, nos hotéis, e nas demais atividades de cuidados com a saúde aos nossos estimados pets, do ponto de vista de zootecnia, higiene, saúde, e também comportamental, junto à Sociedade. E como Porta Voz da categoria, para que nossos anseios, necessidades e reivindicações encontrem respostas e soluções.

 

Ao mesmo tempo, o SINDIPET-SP tem continuamente buscado a organização, e a defesa do nosso Mercado Pet, além de sua crescente profissionalização.

 

Nesse sentido, recorremos a FESESP-Federação de Serviços do Estado de São Paulo, e solicitamos que, com o apoio do SINDIPET-SP, e levando em conta a vontade dos Empresários proprietários de Pets Shops, consultados em ampla pesquisa prévia realizada, estabelecesse em mesa de negociação, uma CCT-Convenção Coletiva de Trabalho com o SINDPETSHOP-SP, de forma que, ouvida também a categoria dos empregados do nosso Setor, representasse a real vontade do Mercado Pet como um todo, com harmonia, justiça e respeito.

 

Assim, com satisfação, anunciamos ter sido firmada a primeira CCT - Convenção Coletiva de Trabalho Exclusiva do Mercado Pet Brasileiro.

 

Com essa CCT - Convenção Coletiva de Trabalho do Mercado Pet, que estamos disponibilizando para seu conhecimento em nosso site, o www.sindipetsp.org.br, Você Empresário Proprietário de Pet Shop passa a ter ampla segurança legal e trabalhista no tocante à relação entre Você, sua Empresa e seus Funcionários e Colaboradores.

 

Nos próximos dias, estaremos encaminhando informações mais detalhadas sobre como seu Pet Shop vai participar dessa Convenção Coletiva de Trabalho.


 

 

É O SINDIPET-SP TRABALHANDO POR UM MERCADO PET UNIDO E MELHOR

 

COMUNICADO IMPORTANTE 

 

Proprietários de Pet Shop e contadores, a convenção SINDIPETSHOP E FESESP, não foi assinada. A "reforma" trabalhista pôs fim ao princípio da ultratividade, que garantia a validade de uma CCT – Convenção Coletiva de Trabalho até a assinatura de um novo documento. Com isso, todas as conquistas previstas na CCT, como Vale Refeição e Alimentação, Cesta Básica, PLR – Participação nos Lucros ou Resultados, regulamentação da jornada, Risco Médio por insalubridade e outros – DEIXARAM DE VALER DIA 01 DE MAIO DE 2018. Hoje o que vale é a CLT.

apresentamos os cuidados necessários que o empresário deve ter a fim de evitar futuras responsabilizações indevidas.

Orientamos que o desconto da contribuição sindical seja feito apenas daqueles empregados que DECLARAREM DE FORMA EXPRESSA SUA OPÇÃO PELO RECOLHIMENTO, autorizando o devido desconto na folha de pagamento, através de documento por escrito, datado e assinado pelo empregado, onde conste o nome do sindicato laboral beneficiário.

Tal medida é importante, pois, de acordo com o artigo 462 da CLT, ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, exceto os decorrentes de adiantamentos ou lei ou contrato coletivo.

Vale alertar ainda acerca da possibilidade do sindicato dos trabalhadores realizar ASSEMBLEIA com o objetivo de obter autorização coletiva para o desconto da contribuição. Deve-se considerar a possibilidade do Poder Judiciário concluir pela necessidade de autorização individual, invalidando a assembleia.

Dessa forma, reiteramos a orientação de solicitar um documento por escrito de seus funcionários que concordem com o desconto da referida contribuição em folha.

Leonardo Ambrósio

Mais informações: (011) 3569-926

bottom of page